UEFS 99.1 - Prova Resolvida - Parte III


UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana

NOTA:
Prova com 25 questões objetivas de Matemática, 25 de História e 25 de Geografia, para ser resolvida em 4h.

CONTINUAÇÃO: Questões de 11 a 15

Questão 11Sabendo-se que, entre os números 13 e 694, existem x múltiplos de 11, x é igual a:

(01) 64
(02) 63
(03) 62
(04) 61
(05) 60

SOLUÇÃO:
Ora, os múltiplos de 11, formam uma PA de razão 11. O primeiro múltiplo de 11 maior do que 13 é 22; Precisamos saber qual o maior múltiplo de 11, menor do que 694. Dividindo 694 por 11 obtemos quociente 63 e resto 1. Logo, o múltiplo procurado será igual a 63x11 = 693.
Logo, temos a PA:
(22, 33, 44, ... , 693)
Usando a fórmula do termo geral da PA, ou seja: an = a1 + (n – 1) r e substituindo os valores conhecidos, vem:
693 = 22 + (n – 1).11, onde n é o número de termos procurado e, portanto igual ao x do problema. Efetuando os cálculos, vem: n = 62, o que nos leva à alternativa (03).

Questão 12As medidas, em metros, dos lados de um triângulo são expressas por x + 1, 2x e x2 e estão em progressão geométrica, nessa ordem. O perímetro do triângulo, em metros, mede:

(01) 9
(02) 9,5
(03) 19
(04) 28
(05) 30

SOLUÇÃO:
Temos a seguinte PG: (x + 1, 2x, x2). Usando o conceito de PG, podemos escrever:
2x/(x+1) = x2/(2x) [reveja PG nesta página, se necessário].
Daí, vem, usando as propriedades de proporção: (produto dos meios = produto dos extremos). Lembram-se?
4x2 = (x+1).(x2) ; para x
¹ 0, podemos simplificar a expressão anterior, dividindo ambos os membros por x2 , resultando: 4 = x + 1 \ x = 3.
Sendo x = 3, os lados do triângulo serão:
4, 6, 9 (uma PG de razão 3/2)
Sendo o perímetro de um triângulo, igual à soma das medidas dos seus lados, vem:
Perímetro = 4 + 6 + 9 = 19, o que nos leva à alternativa (03).

Questão 13Se f é uma função tal que f(x + 2) = x3 – 8, para todo x Î R, então f(x) é igual a

(01) x3 + 2x2 + 2x
(02) x3 – 6x2 + 12x – 16
(03) x3 + 6x2 + 12x
(04) x3 – 3x2 + 3x – 9
(05) x3 + 3x2 + 3x – 7

SOLUÇÃO:
Façamos x + 2 = t. Daí, vem: x = t – 2
Substituindo, fica:
f(t) = (t – 2)3 – 8
f(t) = t3 – 3.t2.2 + 3.t.22 – 23 – 8 = t3 – 6t2 + 12t – 8 – 8 = t3 – 6t2 + 12t – 16
Portanto, f(x) = x3 – 6x2 + 12x – 16, o que nos leva à alternativa (02).

Questão 14 – O domínio da função é o conjunto

(01) (-¥ , -1) È [3, ¥ )
(02) (-1, 3)
È [4, ¥ )
(03) (-1, 3]
È (4, ¥ )
(04) (-
¥ , -1) È (4, ¥ )
(05) (4,
¥ )

SOLUÇÃO:
Como só existe raiz quadrada real de número positivo ou nulo, deveremos ter:
(2x – 8)/(x2 – 3x – 4)
³ 0
Esta é uma inequação quociente. Vamos resolve-la:
Inicialmente, vamos determinar os zeros (ou raízes) do numerador e denominador.
2x – 8
® raiz = 3, pois 23 – 8 = 0
x2 – 3x – 4
® raízes: 4 e – 1
Vamos então construir a seguinte tabela, observando os sinais do numerador e denominador da desigualdade acima:
wpe2.jpg (7130 bytes)
O sinal do quociente Q é positivo conforme tabela acima.
Observe que os números –1 e 4 anulam o denominador x2 – 3x – 4, portanto não podem pertencer ao domínio da função.
Portanto, o domínio da função dada será:
D = (-1, 3]
È (4, ¥ ), o que nos leva a alternativa (03).

Questão 15 – Se então f(-3) é igual a:

(01) –11
(02) –7
(03) 7
(04) 11
(05) 12

SOLUÇÃO:
Observe que a expressão que define a função, pode ser escrita como:
f(x) = x6/3 – 6/x = x2 – 6/x (Lembram-se de potências de expoentes fracionários?)
Portanto, f(-3) = (-3)2 – 6/(-3) = 9 + 2 = 11, o que nos leva à alternativa (04).

Paulo Marques


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